domingo, 13 de maio de 2012

Um pouquinho de técnica vai bem: Crème Pâtissière e "Blind Baking"

Você entra em qualquer Pâtisserie francesa e lá estão elas, as lindas tartelletes. É de comer com os olhos. Não há como não ficar pelo menos uns 10 segundos hipnotizado com tamanha belezura numa coisinha tão pequenininha. Daí você compra. E em 3 mordidas a tartellete foi embora. Fica aquele gostinho de quero mais, não fica?

Pois é, porque não fazer em casa então uma big tortellete? Ou no meu melhor francês, uma Tart

Tart aux fraises glacé avec sauce abricot á la confiture

Não, não fique tímido/a, é facinho facinho. Tudo o que você precisa é de um pouquinho de técnica e uma boa receita de Crème Pâtissière. E nisso eu posso te ajudar! E antes que você me pergunte “Mas o que é Crème Pâtissière tia???” eu explico que é aquele recheio cremoso lindo de lamber os beiços que vem dentro da tartellete. Ele é a parte crucial da receita, e se não for feito da maneira certa, vira um desastre. Então pare de desenhar no caderno e preste atenção na aula, que eu te dou uma estrelinha no teste J

Para começar, você vai preparar a massa da torta, vai deixar ela descansar e depois vai cozinhá-la sem nenhum recheio. Então misture 100g de manteiga sem sal, 75g de açúcar e 230g de farinha comum (sem fermento) até virar uma pasta homogênea. Adicione 1 ovo e raspas da casca de uma laranja. Misture bem até formar a massa. Se a massa estiver molhada demais (o que pode acontecer se você colocar um ovo muito grande) e só adicionar mais farinha. Daí é só cobrir com filme PVC e deixar descansar na geladeira por pelo menos 20 minutos.

Passaram os vinte minutos? Agora é só abrir a massa (sabe aquele rolo que está esquecido na sua cozinha? Pois é, ele não serve apenas para fazer massagem nas costas!) com calma e cuidado até atingir de 1 a 1,5mm de espessura. Lembrando: para fazer isso de forma segura, abra a massa numa superfície limpa, seca, e com farinha. É bom passar farinha no rolo também. Abriu a massa? Unte uma forma de torta com manteiga e com a ajuda do rolo, coloque a massa em cima da forma. O vídeo abaixo explica bem como é este processo se você nunca fez isso na vida.


Deixe a massa descansar mais uns 5 minutinhos na geladeira (só para dar aquela esfriada) e asse ela sem recheio (blind baking) a 180°C por pelo menos 30 minutos, ou até a massa estar completamente pronta para consumo. Segunda pausa: Não vá colocando a massa assim no forno sem nada em cima, por favor! Se você fizer assim, a massa não terá nada que a impeça de crescer, e isto significa menos espaço para o seu recheio. “Ah, mas não estou entendendo nada! É para assar a massa com recheio ou sem recheio?”. Com e sem. Calma que eu explico. Você vai enganar a massa colocando algo que não é o verdadeiro recheio, mas que vai fazer bem a função dele. Para isso você precisa de papel manteiga e... moedas! Geralmente a gente usa arroz ou feijão cru, mas as moedas “enganam” melhor a massa porque transferem melhor o calor. Não entendeu como se faz? Então dá uma olhada no vídeo abaixo:


Enquanto a massa está no forno, vamos finalmente preparar o Crème Pâtissière. Para tanto você vai precisar de 500ml de leite (de preferência integral), 3 gotas de extrato de baunilha (não é essência não viu? Deixa de ser pão duro!), 5 gemas de ovo (na verdade a receita diz 100g de gema, o que equivale a mais ou menos 5 gemas), 100g de açúcar, 65g de amido de milho (famosa Maisena) e 35g de manteiga. Aqueça o leite com a essência de baunilha até levantar fervura. Enquanto o leite está aquecendo, misture as gemas de ovo com o açúcar e bata até a mistura ficar com um amarelo mais pálido. Adicione o amido de milho e misture bem até ficar homogêneo. Acrescente o leite quente (mas não fervendo, deixe esfriar por 1 minutinho), misture, e cozinhe em fogo baixo, mexendo loucamente (de preferência com um batedor de ovos) até o creme ganhar uma consistência bem firme. Cubra com filme PVC a superfície do creme (ele resseca e muda de cor se ficar em contato com o ar) e deixe na geladeira até resfriar.

Quando a massa estiver completamente assada, leve ela a geladeira também. É muito importante que todos os componentes da torta estejam frios na hora de montá-la. Para montá-la, preencha a torta com o Crème Pâtissière, ajeite os morangos em cima (ou amoras, framboesas, pêssegos, kiwis, o que estiver na estação) e pincele geleia por cima para dar o brilho (no caso da geleia, aqueça com um pouco de água e passe numa peneira. Assim você terá um líquido mais homogêneo para o toque final da sua torta).

A Tart está pronta para servir! Merveilleux!

Um comentário:

  1. Oi Carol,
    entrei no seu blog a uns meses atras e achei muito interessante,
    por que parou de postar???

    abraço.

    Tyago Backer

    ResponderExcluir