sábado, 12 de maio de 2012

Na cozinha de casa: Risotto de linguiça com cogumelos

Após 11 semanas de Le Cordon Bleu (9 no básico e 2 no intermediário) eu posso dizer, muito confiante, que já consigo me virar bem na cozinha. Pera lá, não vem dizer que não estou sendo humilde porque eu poderia estar dizendo que já me sinto chef! De fato, minha modéstia não permite tal comparação. Mas tenho que confessar: de vez em quando me baixa um espírito de chef aqui em casa e eu me sinto a própria Nigella Lawson, abrindo a geladeira loucamente e buscando duas ou três gostosuras que juntas vão fazer uma gostosura melhor ainda.

Hoje a tarde aconteceu de novo. Tudo bem, muito influenciado pela lingüiça que comprei ontem no Victor Churchill. Comprei duas, e uma já foi no mesmo dia no meu brunch delicioso de lingüiça, cebolas, tomate e ovos. Havia sobrado uma para hoje e eu não sabia muito o que fazer com ela. Não queria apenas fritar e comer como aperitivo. Queria fazer algo diferente. Daí abri a despensa e o que achei? Arroz arbório. Dei uma bisoiada na geladeira e opa... cogumelos! Pronto! Risotto de lingüiça com cogumentos seria o menu du jour! Mãos a obra, faca na cebola, barriga no fogão e 40 minutos depois, olha que beleza!



Segue abaixo a receita. Muito fácil de fazer, mas tem que prestar atenção na técnica do risotto, se não vira uma maçaroca grudenta que ninguém merece!

Ingredientes:
200g de arroz arbório
1 litro de caldo de carne
1 cebola pequena, bem picadinha
1 a 2 linguiças de porco (dependendo do tamanho)
100g de cogumelos Paris (champignon in natura), fatiado
30 ml de vinho tinto
60g de manteiga
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:
Corte a linguiça em fatias finas e frite sem óleo até os pedaços ficarem bem dourados. Adicione os cogumelos, deixe cozinhar por mais uns 5 minutos até os cogumelos ficarem macios, porém ainda firmes. Reserve. Na mesma frigideira, adicione 30g de manteiga e a cebola picada. Frite a cebola até ela ficar transparente. Adicione o vinho tinto e reduza até que o álcool tenha evaporado. Acrescente o arroz e deixe cozinhar, mexendo sempre para não queimar, até o arroz ganhar uma cor mais amarelada (isso leva uns 5 minutos mais ou menos). Comece a acrescentar o caldo de carne bem aos pouquinhos, UMA CONCHA POR VEZ, sempre após o arroz já ter incorporado todo o caldo da concha anterior. Vá fazendo isso até que o arroz esteja macio, porém ainda firme (al dente). Desligue o fogo, acrescente 30g de manteiga e mexa de forma que o risotto incorpore a manteiga. Por último, misture a linguiça e os cogumelos fritos, e sirva imediatamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário