domingo, 5 de fevereiro de 2012

Le Cordon Bleu - Primeira semana!


“Então é assim que a banda toca...”, foi o meu pensamento após o primeiro dia de curso, deitada na minha cama, olhos vidrados no teto, mochila jogada num canto do quarto, toolkit no outro, o corpo sem a menor condição de fazer um movimento a mais. Exausta é pouco, eu estava completamente esgotada. “E eles disseram que a primeira semana é mais devagar? No way!”. Bom, a verdade é que a gente vai se acostumando. Após 3 dias de curso (sim, são apenas 3 dias por semana), eu já consigo acreditar no impossível.

Para começar, é preciso chegar no curso. Então a gente anda até o ponto de ônibus, espera o ônibus, pega o ônibus, salta do ônibus, anda uns 600m (ladeira acima, o que é um detalhe deveras importante) e lá está o toldinho azul da Le Cordon Bleu. Fácil? Seria, se o toolkit não pesasse uns 10 quilos, e minha mochila, completamente abarrotada com tudo que eu tenho que levar para a escola, não pesasse outros 10. Sem brincadeira, estou pensando em levar tudo numa mala de bordo com rodinhas lindas e deslizantes. Vou parecer louca, mas ok, minhas costas agradecem.

O curso começa as 9:00h. Mas como atrasos não são tolerados, e eu me conheço há 28 anos, me engano mudando o horário para as 08:30h. Assim consigo conviver tranquilamente com meus 15 minutos usuais de atraso, tão recorrentes como o meu café com leite de todo dia. Quem não aprende a se enganar não sabe a delícia que é comer bolo de chocolate com carinha de salada de frutas. Voltando ao assunto, a primeira aula do dia dura 2 horas e é pura teoria, com assuntos variando desde “a indústria” até “padrões de higiene na cozinha”.  Digamos que estes não são exatamente os assuntos preferidos de quem gosta mesmo é de colocar a mão na massa e produzir um belo Quiche Lorraine. Como eu, por enquanto, ainda estou achando tudo muito interessante, até que me comportei direitinho e a cabeça não caiu nenhuma vez. Mas algo me diz que lá pela terceira ou quarta semana, este cenário vai mudar drasticamente...

Passada a teoria matinal, às 11:00h é hora do intervalo. Fartos 30 minutos, nos quais a gente tem que comer algo (o próximo intervalo será apenas às 14:00h), trocar completamente de roupa, incluindo dar nó em uma gravata feita de um lenço triangular (o que, acredite, me toma uns 10 minutos, por baixo) e se der tempo, ir ao banheiro. Às 11:30h em ponto começa a próxima aula,  mas eu como boa nerd cegueta, gosto de pegar um lugar bem lá no cuspe do chef. Então para mim, o intervalo dura apenas 25 minutos, e olhe lá.

As próximas 2 horas e meia são de demonstração, ou seja, um dos chefs prepara todos os ingredientes e os cozinha na nossa frente. E aí você pensa que é tranquilão, igual a assistir ao programa da Ana Maria Braga? Grande engano. Sem exageros, não dá para ver celular, conversar com o coleguinha do lado, muito menos (muito menos mesmo) sair de sala para ir ao banheiro. Digamos que se você perder 30 segundos da explicação, já era, você já não sabe mais o que deve ser feito. Agora, lembre-se, como boa estrangeira, meu inglês não é nativo e the book que estava on the table não era about culinary. Ou seja, cada dia eu aprendo umas 20 palavras diferentes, no mínimo.  E claro, para complicar um pouco mais (porque estava muito fácil...), sendo a escola uma escola orgulhosamente francesa, não basta aprender em inglês, tem que aprender em francês também! Acho que vou liberar espaço no hard drive deletando os nomes em português, ou meu cérebro vai queimar junto com o Ragôut d’aubergines et de tomates da aula de quarta.

Galera esperando para entrar na aula de demonstração

Passada a demonstração, mais um incrível intervalo de 30 minutos, no qual teoricamente deveríamos almoçar, mas o que dá tempo mesmo é de comer o sanduiche frio feito em casa. Aliás, no primeiro dia, 90% da turma (incluindo eu) ingenuamente achou que teríamos tempo para comer algo rápido em alguma cantina da escola. Na ausência do tempo e da cantina (pasmen!), todos ficamos sem almoço. E passar fome já é ruim. Agora imagine passar fome cortando cenouras? “Eu como ou eu corto? Eu como (diabinho). Não, eu corto (anjinho). Não, eu como (diabinho). Pronto, comi (o diabinho sempre vence)”. Acho que ninguém viu. O fato é que nunca comi uma cenoura tão deliciosamente crua e sem sal em toda a minha vida.

Como você já percebeu, depois da demonstração, nós vamos para a prática. São 3 horas e meia, em pé, lavando, descascando, lavando, cortando, lavando, cozinhando, lavando de novo... Sabe aquela propaganda de TV de produto de limpeza que a dona de casa fala: sai neura! Enfim, se você nunca viu, ok, o pessoal da Le Cordon Bleu também não. Nunca vi gente tão obcecada por higiene. E não é só passar detergente não hein, tem que desinfetar também. No final você já não sabe se está desinfetando a faca ou a batata, mas abafa o caso.

Agora um pouquinho do que foi ensinado nestes 3 primeiros dias:

1º dia: Como cortar legumes em julienne, brunoise e mirepoix. Vou lhes poupar dos detalhes técnicos, mas resumindo, julienne são tiras bem fininhas, brunoise são cubos bem pequenininhos e milimetricamente iguais, e mirepoix é uma bagunça geral (é só cortar de qualquer jeito e tchan tchan tchan tchan, temos o chiquerésimo mirepoix). Primeiro dia com as facas novas, eis aí abaixo o resultado:

O primeiro corte foi este na palma da mão, mas bem pequenininho... 
O segundo, na última cebola do dia, um pouco pior... 

O mesmo corte da foto acima, mas sem o band-aid. 
Dá para ver as unhas cortadas? As do dedão e do anelar? Não, não é a última 
moda aqui na Austrália. Foi com a faca mesmo, e por pouco não 
foram mais dois dedos cortados!

2º dia: Como preparar caldos de carne, galinha, peixe e vegetais. O chef demonstrou como preparar os quatro, mas na cozinha nós só preparamos o de galinha e o de peixe. Vocês não podem imaginar como é dura a carcassa de um peixe grande. Não é a toa que o pessoal das peixarias usa aquelas mega peixeiras. A gente tinha que cortar a carcassa em pedaços pequenos. Sabe filme de terror, quando o assassino segura a faca lá em cima e, com toda a força,  desce a faca no pescoço da vítima? Pois é, foi um esquartejamento de peixe, sangue de peixe pra tudo quanto era lado, uma lambança geral. No final, meu caldo de peixe tinha gosto de salsinha, cebola, aipo... menos de peixe. Mas meu caldo de galinha ficou bom! “Wonderful color!”, disse o chef. Aêêêêê!!!!

3º dia: Chegou a hora de preparar comida de verdade!

- Pommes château: batatas em formato de barril, primeiramente escaldadas, depois fritas, depois assadas no forno. Vocês não imaginam o trabalho que dá para colocar estas batatas em formato de barril. Bem coisa de corte francesa mesmo. Mas elas ficam uma delícia.

- Carrots et navets glacês: cenouras e nabos, também em formato de barril (aff!), cozidas numa solução de água, manteiga e açúcar (isso mesmo, açúcar!). Depois de cozidas, tiramos as cenouras e nabos da solução e deixamos a solução virar tipo um xarope. Daí é só colocar as cenouras e nabos de novo lá por alguns segundos. Eles ficam super brilhosos e estranhamente gostosos.

- Ragôut d’ aubergines et tomates: Esse nome todo chique quer dizer berinjela e tomates cortados em cubos e fritos. Esse foi o último prato que começamos. Neste momento, o açúcar do carrots e navets glacês estava caramelizando, e as pommes château estavam no forno. Com tanta coisa ao mesmo tempo acontecendo, minhas berinjelas quase queimaram!!! L Percebi a tempo, tirei do fogo, e lá veio o chef: “Porque isto aqui não está no fogo?”, “Porque estavam queimando, chef”, “Se estão queimando e ainda estão cruas, ou você abaixa o fogo, ou coloca mais azeite”.”Yes, chef”. Bom, como o fogo já estava no mínimo (fogão industrial é surreal de forte!), eu taquei azeite nas berinjelas. Ok, parou de queimar, mas ficou muito gorduroso.

No final, preparamos um prato (com direito a decoração) e apresentamos ao chef.  Quando chegou a minha vez, eu estava muito, muito nervosa. Se ele falasse que estava horrível, acho que eu chorava, sei lá, desmaiava, algum drama desses. Pois bem, primeiramente a apresentação: “Está ok, mas tem muito óleo no prato por causa do ragout que está muito gorduroso”. “Ahhhhhh pô chef! Você que disse para eu colocar mais azeite!!!!” É claro que não falei nada disso. Só pensei. Mas então, ele pegou o garfo, e como em câmera lenta, ele deu uma garfada, e ele ajeitou a garfada, e ele comeu a garfada, e ele degustou a garfada, e quando estes 3 segundos já viravam uma eternidade, ele disse: “Muito bom, a apresentação está ruim, mas o tempero está excelente, e no final das contas, é isso que importa. Good job!”. “Thanks Chef!”

Vocês não podem imaginar minha alegria! A sensação foi quase a de ganhar Hell’s Kitchen. Toda a semana, todo o suor, todo o cansaço valeram a pena. E eu nem gosto de berinjela, mas esse dia comi berinjela no jantar, preparada na cozinha da Le Cordon Bleu, aprovada pelo Chef Josef da Le Cordon Bleu. Demais!   

6 comentários:

  1. Oi Carolzinha tudo bem?? Estou adorando o seu blog e sua nova atividade. Que Deus te abençõe e que você possa ser muita feliz. Tenho uma amiga que é chef e é a felicidade em pessoa (e ela gerencia 2 restaurantes...). Beijos, querida, que Jesus te acompanhe, sempre. Angela Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Angela!!!! Passe aqui mais vezes :)
      Qdo eu voltar prepararei muitos e muitos jantares hehe
      Bjinhos

      Excluir
  2. Amiga!!!
    Muito bom saber que você está radiante aí!!!

    Adoro tudo o que você escreve. Viajo nas palavras e sinto exatamente as sensações que você descreve. Acho que você tem que escrever livros na vida! Não pode privar o mundo disto.

    Beijooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigaaaaaaaaaaaa
      Que coisa linda sua mensagem!
      Obrigada pelos elogios :) Quero escrever livros sim!!!! O problema eh achar tempo para fazer tudo que quero! rsrsrs
      Vem logo amigaaaaaaa To com saudade!!!!
      Amo-te!!!!

      Excluir
  3. Tb acho, vira escritora, Carol. Muito legal o seu blog.
    Bjs! Ale.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Guevaaaaaaa!!! Mas isso quer dizer que você acha que eu sou melhor escritora que chef de cozinha??? Hum... rs
      Bjinhos!

      Excluir