segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Vacina contra a febre amarela

E precisa? Sim! Não apenas para a Austrália, mas também para a grande maioria dos países na Ásia. Na verdade, muitos países no mundo inteiro pedem a vacina. Até nossos vizinhos paraguaios e bolivianos pedem. Então deixe o medo da agulha de lado e se proteja contra a febre amarela.

"Mas Carol, o que acontece se eu não tomar a vacina e tentar entrar em um país que a exige?" Queridão, você não entra. E nem adianta tentar vir com a ideia inteligentíssima de ser vacinado no desembarque, porque a vacina só tem validade após 10 dias da aplicação. Então se programe. Abaixo o link dos postos de vacinação no Rio (eu tomei no Lourenço Jorge e foi super rápido). 


Obviamente, tem uma burocraciazinha, para não perder a graça. O posto de vacinação não lhe dá o certificado internacional de vacinação, apenas a Anvisa tem esse poder. Ou seja, você tem que ir no posto se vacinar, pegar um recibo, ir até a Anvisa, e aí sim pegar o certificado de vacinação que sai na hora. No Rio, a Anvisa fica no Aeroporto do Galeão (Tom Jobim).

Infelizmente não há uma lista oficial dos países que fazem a exigência. Para descobrir se um país exige ou não a vacina, a dica é procurar a informação no site do consulado. Mas o melhor mesmo é se livrar logo da obrigação tomando a vacina - e de quebra, se proteger :) 

(A vacina contra a febre amarela é a única exigida. Nenhum país faz qualquer exigência sobre qualquer outra vacina a não ser a da febre amarela).

Nenhum comentário:

Postar um comentário